23.2.10

5.º SEMINÁRIO - Módulo 5 - Educação, Sociedade e Trabalho: abordagem sociológica da educação.

Foram realizadas aulas presenciais nos dias 13, 14, 21 e 22/10/2009 referente ao módulo 5 “ Educação, sociedade e trabalho – abordagem sociológica da educação”. O qual tem como autores: Ricardo Gonçalves Pacheco e Erasto Fortes Mendonça. Após uma preparação prévia de cada unidade por parte de cursistas e tutor, foram formados grupos os quais responderam a questões relacionadas ao referido módulo. A participação dos cursistas foi maciça sendo que iniciamos um trabalho por meio de questões diversificadas em que os grupos se revezavam na medida em que respondiam a essas questões, formando assim o grupo de perguntas e o grupo de respostas. Assim, foi divertido e enriquecedor trabalhar os conteúdos tais como: A revolução Industrial e Francesa e o surgimento da Sociologia; O funcionalismo e o Materialismo dialético; A relação entre educação e sociedade e a visão conservadora de educação em Durkheim, a Escola Nova e a Teoria do Capital Humano; As contribuições de Althusser e Gramsci bem como a conjuntura atual, reestruturação capitalista e por fim o papel do funcionário da Escola. Houve entendimento e as discussões acerca dos assuntos citados foram problematizadores com uma visão crítica por parte de cada cursista. No seminário do dia 23/10, a Professora Carla Cristina Silva da Costa Santos, Pedagoga com Pós-graduação em Avaliação da aprendizagem concluiu mostrando o papel da sociologia em nossas vidas bem como as contribuições que houveram no passado para as conquistas adquiridas no processo de transformação social.

  • Objetivo

    Adquirir conhecimentos que o fa­çam compreender melhor o mundo contemporâneo em que vive, construído histori­camente pelas classes sociais antagônicas que lutam pela hegemonia da sociedade e sacudido por uma série de transformações que tem alterado, nas últimas décadas, a forma de produzir a riqueza, a organização do Estado, o comportamento das pessoas e a relação com seus semelhantes. Espera-se, também, que o cursista, na qualidade de educador e trabalhador da educação, que luta pelo seu reconhecimento profissio­nal e empenha-se na sua formação técnica, entenda o seu papel e o da educação na conservação ou na transformação da presente realidade.

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